Blog

Bicicleta na calçada causa multa e apreensão. Conheça 4 importantes artigos do Código Nacional de Trânsito

Cyclist-on-Sidewalk-Passing-Seniors.jpg

Por Luiz Fernando Pinheiro Elias

Quem nunca foi surpreendido por um condutor de bicicleta que vem trafegando pela calçada e além de tudo por trás? Uma prática que coloca o pedestre em risco merece total atenção, pois está prevista no Código Nacional de Trânsito e traz penalidades.

Essa situação é muito comum e causa inúmeros acidentes que poderiam ser evitados se apenas a lei fosse cumprida.

Lugar de bicicleta é na rua, no sentido dos carros e nas faixas laterais da via (inclusive na esquerda) e com preferência de uso da via.

Para esclarecer mais sobre o assunto seguem 4 importantes artigos do Código Nacional de Trânsito:

1 - Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclo faixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista* de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

*BORDO DA PISTA – margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

2 - Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios*.

*PASSEIO – parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Se mesmo assim o condutor de bicicleta quer passar pela calçada ou atravessar com a bike na faixa, o CTB deixa claro que:

3 - Art. 68 - É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios (…)
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

Diante disso, cumpre esclarecer que bicicleta na calçada é motivo para multa e apreensão da bike (mas só pode apreender se a autoridade coatora – polícia militar, guarda civil metropolitana, etc. - fornecer um recibo!).

4 - Art. 255 - Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59: Infração – média; Penalidade – multa; Medida administrativa – remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.

Além dessa importante informação, indicamos aos ciclistas que conheçam o Código Nacional de Trânsito e suas particularidades, pois somente assim poderão estar de acordo com a lei e evitar problemas futuros.

logo pinheiroelias black

Endereço e Telefones

Rua Conselheiro Lafaiete, 83 - Conjunto 13 Altos
Santos / SP - Brasil
(13) 3394-6391 - (13) 98193-3438 - (11) 97185-1044
De segunda a sexta, das 9h às 18h
pinheiroelias@terra.com.br

  Facebook 571114  rss 21 939740  Instagram 1298747  Twitter-icon.png  linkedin_20x20.png

2017 | Todos os Direitos Reservados © Pinheiro Elias Advocacia - By Advosite

Search

Acesso Restrito