Blog

Carnaval: cuidados para não cair em ciladas

Por Luiz Fernando Pinheiro Elias

Para quem vai aproveitar o carnaval e curtir a maior festa popular do país, aqui vão algumas dicas para garantir o cumprimento dos Direitos do Consumidor:

1 – Aluguel de casa/apartamento para o carnaval

Para uma negociação mais segura o mais indicado é assinar o contrato antes do depósito do sinal e verificar se há todas as informações no documento (endereço do imóvel, ...).

Além disso, verifique antecipadamente a existência e as condições do imóvel.

2 – Troca do cartão e clonagem do chip

Se comprovado, o banco deve se responsabilizar em caso de fralde. Antes disso, é importante que o consumidor siga os trâmites necessários (ligar para o banco para bloquear o cartão e outros).

3 - Perda de comanda

Se comprovado que o consumidor teve alguma culpa na perda, o estabelecimento pode cobrar apenas uma “taxinha” referente à confecção da comanda e não uma multa.

4 – Consumação mínima

Dependendo do caso, pode ser considerado venda casada, pois o consumidor fica obrigado a gastar para que o dinheiro pago “valha a pena”.
Já nos casos do pagamento de valores pequenos no cartão (débito ou crédito), o estabelecimento não pode recusar, deve passar qualquer valor, uma vez que aceite cartão.

5 – Couvert artístico

O consumidor deve ficar ciente que o estabelecimento cobra couvert artístico, seja por placas no estabelecimento, dentro do cardápio ou até mesmo informado previamente pelo garçom.

6 - Viagens de ônibus

Caso atraso seja de até 1 hora, a empresa deve fornecer outro transporte (seja por outra companhia ou outro trecho). Passado esse prazo o consumidor pode pedir reembolso do valor INTEGRAL. Se o atraso for de mais de 3 horas os passageiros têm direito à alimentação gratuita, mas se ocorrer atraso de 1 dia (o que pode acontecer no retorno), os usuários podem pedir hospedagem gratuita.

Cancelamento: Caso a pessoa não possa mais viajar ela poderá fazer o cancelamento até 8 horas antes do horário de partida e receber o reembolso ou mudar de data (utilizada até 1 ano). Mesmo assim, a transportadora poderá reter até 5% do valor do bilhete a título de comissão de venda e multa compensatória.

Ah! Lembre-se: embriagado não embarca! Não beba antes de embarcar, mesmo que esteja voltando do Carnaval!

*Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

logo pinheiroelias black

Endereço e Telefones

Rua Conselheiro Lafaiete, 83 - Conjunto 13 Altos
Santos / SP - Brasil
(13) 3394-6391 - (13) 98193-3438 - (11) 97185-1044
De segunda a sexta, das 9h às 18h
pinheiroelias@terra.com.br

  Facebook 571114  rss 21 939740  Instagram 1298747  Twitter-icon.png  linkedin_20x20.png

2017 | Todos os Direitos Reservados © Pinheiro Elias Advocacia - By Advosite

Search

Acesso Restrito