Blog

Você sabia que funcionário que permanece em área de risco por minutos pode ganhar indenização?

Harvard.jpgSITE.jpg

Por Luiz Fernando Pinheiro Elias

Em decisão da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, foi estabelecido que o trabalhador que ingressa em área de risco todos os dias, mesmo que por curto espaço de tempo, tem direito a receber adicional de periculosidade.

Essa decisão condenou uma empresa a pagar a indenização para um ajudante geral que ao menos 5 vezes ao dia entrava no almoxarifado durante o período de trabalho, mesmo sendo por poucos minutos em cada passagem.

A determinação que condenou ao pagamento está fundamentada principalmente na habitualidade que colocava em risco a saúde do empregado, já que o mesmo alegou e provou, em perícia realizada, que tinha contato diário com substâncias prejudiciais, o que configurou contato intermitente como graxa e diversos produtos químicos, sem qualquer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para o relator ficou entendido que:
“...uma vez que o trabalho em situação de risco configura perigo iminente e imprevisível, pois o sinistro pode ocorrer a qualquer momento, e um único acidente com substância inflamável pode ser fatal”.

Diante disso, fique atento (a) ao seu local de trabalho e caso sinta-se inserido em situação de risco procure um advogado para ajudar.

Fonte: Conjur / Imagem: Harvard T.H. Chan

logo pinheiroelias black

Endereço e Telefones

Rua Conselheiro Lafaiete, 83 - Conjunto 13 Altos
Santos / SP - Brasil
(13) 3394-6391 - (13) 98193-3438 - (11) 97185-1044
De segunda a sexta, das 9h às 18h
pinheiroelias@terra.com.br

  Facebook 571114  rss 21 939740  Instagram 1298747  Twitter-icon.png  linkedin_20x20.png

2017 | Todos os Direitos Reservados © Pinheiro Elias Advocacia - By Advosite

Search

Acesso Restrito